Larry Ellison deixa o cargo de CEO da Oracle. Catz e Hurd serão co-CEOs

on .

Larry Ellison, o polêmico e poderoso fundador da Oracle, anunciou hoje que deixa o cargo o cargo de CEO e passa a atuar como CTO e chairman executivo da companhia. Safra Catz e Mark Hurd, co-presidentes da Oracle, passam agora a ser co-CEOs.

"Safra e Mark vão agora se reportar direto ao Conselho da Oracle", declarou Ellison nesta quinta-feira. "Todos os outros reports vão permanecer iguais. Nós três temos trabalhado muito bem juntos nos últimos anos e planejamos trabalhar juntos por um longo futuro. Manter esse time de gestão em funcionamento sempre foi uma grande prioridade para mim."

Mudança, mas nem tanto

Catz vai permanecer responsável pelas operações de manufatura, finanças e área legal, enquanto que Hurd vai continuar a dirigir as áreas de vendas, serviços e unidades de negócios globais, segundo o o comunicado. Toda área de engenharia de software e hardware vai ficar sob a supervisão de Ellison. O executivo não quis dar mais detalhes sobre as mudanças durante a conferência telefônica nesta quinta-feira.

"Mark e Safra fizeram um trabalho espetacular e merecem o reconhecimento na forma dos seus novos cargos", disse ele. "Eu vou continuar a fazer o que vinha fazendo nos últimos anos e eles vão continuar fazendo o que vinham fazendo nesse mesmo período."

 

Surpresa

O anúncio da Oracle veio de surpresa e foi feito no mesmo dia em que a companhia anunciou os resultados do seu primeiro trimestre fiscal de 2015. As notícias não abalaram os investidores da Oracle, pelo menos por enquanto. Os preço das ações da empresa subiram 41 centavos de dólar, para US$ 41,55, após o fechamento do pregão.

Ele acontece apenas algumas semanas após o aniversário de 70 anos de Larry Ellison e dez dias antes do maior evento anual da empresa, o OpenWorld, que acontece em 28 de setembro, e onde Ellison deverá participar em grande estilo. Embora o mercado tenha especulado sobre uma possível aposentadoria de Ellison da Oracle, até hoje ele tinha mantido seus planos bem guardados.

Fonte IDC

 

 SOLUÇÕES